Bem-vindo

50anosporsche911

   Bem-vindo ao lugar de encontro e divulgação do projeto 50anosporsche911, um site completamente dedicado ao porsche 911, e aos 50 anos de vida,  é parte integrande do projeto Porsche Fans Portugal, que pode ser visto em www.porschefansportugal.com. Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1963, o modelo tornou-se o maior sucesso da marca de Stuttgart. Em 2013 teremos o 50º aniversário da apresentação, deste mítico modelo, e pensámos no Porsche Fans Portugal ser a ocasião perfeiita para realizarmos, um Encontro Internacional Porsche 911 Portugal- 50º Aniversário. Assim propomos comemorar este aniversário com um grande encontro nacional e internacional do mitico Porsche 911 , a data e local escolhidos são dia 14 de Setembro de 2013 - Leiria

Esperamos por ti, participa e faz deste o maior evento Porsche realizado em Portugal.

 

 

Evolução do Porsche 911:

Gerações 911:

1ª Geração............ 911 Series O, A , B, C, D, E, F (1964–1974)

2ª Geração.............Série 930 (1973-1989)

3ª Geração........... Série 964 (1988–1993)

4ª Geração........... Série 993 (1993–1974)

5ª Geração........... Série 996 (1997–2004)

6ª Geração........... Série 997 (2004–2012)

7ª Geração............Série 991 (2011–Presente)

O Porsche 911

 

 

 

Desde a sua fundação, a Porsche produzia apenas uma linha de veículos, o Porsche 356. Embora fosse um carro notável, a verdade era que o modelo, baseado no projeto do Volkswagen Carocha, começava a demonstrar sinais de cansaço por volta do final dos anos 1950. Assim, neste período, ao mesmo tempo em que investia nas futuras linhas 356 B e C, a Porsche começou o desenvolvimento de um modelo inteiramente novo.
 
Por se tratar de uma companhia pequena na época, a Porsche levou bem a sério o desenvolvimento do sucessor de sua principal (e única) linha de automóveis, sabendo que um fracasso poderia acabar com a empresa. Assim, entre 1959 e 1961 vários modelos foram produzidos. O modelo 695 T-7, de 1961, mostrou-se o mais promissor deles – produto dos esforços de Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche e Erwin Komenda (este já não tão envolvido quanto na época do 356). Inclusive, conta-se que a escolha da fábrica de carrocerias Reutter foi, principalmente, para evitar conflitos entre Butzi e Komenda.
 
Inicialmente planeado como uma linha adicional, por pouco não foi direcionado ao nicho de mercado ocupado pelos sedãs Mercedes. Com entre-eixos 100 mm mais longo do que o 356, o 695 era praticamente um quatro lugares, com um motor planeado de seis cilindros, mesma estrutura monobloco do 356 e a carroceria básica do que viria a ser o 911 – porém com a parte traseira muito diferente (o carro era, basicamente, um sedã, ficando entre a configuração 2+2 e quatro lugares). Os motores testados foram os do 356 Carrera 2 (Type 587/1) e o mais complexo Type 745, um seis cilindros de 2,0 L, um pouco diferente do motor "901" desenvolvido posteriormente.
 
Uma vez que Ferry Porsche percebeu que a melhor aposta seria mesmo um fastback 2+2 para suceder ao 356 no mesmo nicho deste, Butzi Porsche redesenhou a traseira do protótipo, dando origem ao modelo 901. Com suspensão dianteira McPherson, inteiramente nova, freio a disco nas quatro rodas (como o 356 C) e suspensão traseira ligeiramente melhorada com relação ao 356, o carro era, para todos os efeitos, o 911 finalizado.
 
Ao ser apresentado no Salão de Frankfurt de 1963, o carro foi um sucesso imediato. Porém, numa história amplamente conhecida no meio automobilístico, a Peugeot conseguiu fazer a Porsche mudar o nome do carro, alegando que possuía os direitos dos nomes de veículos compostos de três algarismos e um zero no meio. Assim, mudando apenas um número, a Porsche criava uma marca que a acompanharia até hoje.
 
O modelo está em constante evolução desde o seu lançamento em Setembro de 1963 no Salão de Frankfurt, com o nome de 901. Mecanicamente destaca-se por ter motor traseiro e até ao modelo 993, refrigeração a ar. Na realidade, apenas a versão Turbo da família 993 continuou com o motor arrefecido a ar por mais um ano, depois, em meados de 1997, com a chamada família 996, o motor de aspiração natural das demais versões foi substituído por outro com arrefecimento a líquido, mantida a arquitetura 6-cilindros boxer.
Começou a ser produzido em 1964.
 
Em sua primeira versão, o 911 tinha motor de 6 cilindros boxer, refrigerado a ar, com 2,0 litros. Desenvolvia 130 cv a 6.100 rpm. Além das linhas mais modernas, o 911 tinha interior mais espaçoso que o 356. 
Alguns detalhes mostravam a herança das pistas. A chave de ignição, por exemplo, foi colocada à esquerda do volante. Isso porque na 24 Horas de Le Mans a largada era dada com os pilotos correndo até o carro, sentando-se e dando a partida. Com a chave à esquerda, o piloto ficava com a mão direita livre para engatar a primeira marcha e partir. A chave à esquerda tornou-se uma marca registrada dos Porsche e permanece nessa posição até hoje.
 
Ao longo dos quase já 50 anos, o Porsche 911 teve a sua carroceria modernizada, mas sempre mantendo as linhas básicas do automóvel apresentado em 1963. E essa é uma das características mais atraentes deste modelo: manter um estilo muito próprio durante 50 anos, mas sendo atualizado tecnologicamente e recebendo motores cada vez mais potentes.
 
O estilo do Porsche 911 é um dos mais imitados do planeta. Detalhes diversos externos (polainas retráteis, espelhos retrovisores, conjunto ótico) e interno (volante, teclas, painel) serviram nesses 40 anos como inspiração para fabricantes de acessórios e até mesmo para outros fabricantes. A versão Targa, lançada em 1965, criou um neologismo: a palavra “targa” passou a designar qualquer carro que tenha teto central conversível ou removível.
 
Por ser muito resistente e confiável, o motor boxer refrigerado a ar do primeiro 911 permitiu uma variedade de adaptações: turbo, intercooler, carburações das mais variadas e, depois, injeção mecânica e eletrônica. Hoje, os 911 têm motores de 3,4 litros com no mínimo 350 cv. 
 
Boa parte da mística do Porsche 911 foi conquistada nas corridas. Praticamente desde o seu surgimento, o modelo teve uma carreira vitoriosa em competições de todos os tipos: longas, curtas, em terra e asfalto. Entre as conquistas mais importantes, estão as obtidas no Rally de Monte Carlo (nos anos de 1968, 1969, 1970 e 1978), 24 Horas de Daytona (várias vitórias na classificação geral, sendo a primeira em 1973 e a mais recente em 2003), Rally Paris-Dakar (1984 e 1986, esta última com um modelo derivado, o 959) e 24 Horas de Le Mans (em 1979 com a versão 935; um 911 Turbo construído especialmente para competições e em 1998 com o 911 GT1). 
 
Desde 1993, a Porsche promove o campeonato Porsche Supercup, cujas corridas acontecem como preliminar dos GPs de Fórmula 1 disputados na Europa e nos Estados Unidos. 
 
Este modelo imortal parece ter uma história sem fim. O fenômeno Porsche 911 está completando 50 anos de existência. Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1963, o modelo tornou-se o maior sucesso da marca de Stuttgart. Criado seguindo os conhecimentos técnicos mais avançados da Porsche, transformou-se em referência mundial de carro desportivo e mantém essa condição até hoje. As Suas linhas atuais são basicamente as mesmas do primeiro 911, um caso único em automóveis desportivos de sua categoria.
 

Notícias

Boa viagem a todos os participantes

11-10-2013 11:32
Foi mais de um ano, um  longo ano de preparação, com muitas dificuldades, entraves, pedidos, requerimentos, licenciamentos, taxas... Enfim passamos uma fase de muitas dificuldades, trabalho, mas conseguimos por de pé este evento e agora é altura de disfrutar. A todos desejo que disfrutam...

Começa hoje

11-10-2013 11:22
A 7ª Concentração Internacional Porsche / 50anosporsche911 começa já hoje e tem o seguinte programa:   . dia 11 - 6ªfeira 16 a 19h - Concentração no Hotel ( Eurosol Residence ) e entrega de documentação (participantes na 7ª Concentração) 20h - Jantar convivio (Restaurante Paço - por baixo do...

Jorcar inscreve 901

11-10-2013 11:20
A Jorcar inscreveu para participação na exposição e evento um Porsche da 1ª Geração , o 901.

Faixa identificadora do evento

08-10-2013 11:41
Já temos a faixa identificadora do evento pronta:  

Inscrições abertas

04-10-2013 16:35
Continuam abertas as inscrições para a 7ª Concentração Internacional Porsche / 50anosporsche911 até dia 7 de Outubro de 2013.

Programa completo e definido

04-10-2013 16:20
O Porgrama do evento encontra-se finalizado e esperemos que vá de encontro aos gostos de cada porschista.

Site aberto ao público

24-10-2012 22:00
O site 50anosporsche911, foi colocado online hoje dia 24 de Outubro de 2012, pelas 22horas. Esperamos que seja do agrado de todos os adeptos e proprietários do 911.

Dia e cidade escolhidas

22-10-2012 02:10
Já decidimos a data e a cidade que irá acolher o evento 50 anos porsche 911.   Assim o evento decorrerá em Leiria  no dia 14 de Setembro de 2013. Sejam bem vindos.    

Site em construção

20-10-2012 02:09
A nossa nova página de Internet foi iniciada  hoje. Tendo em conta que no ano de 2013 o porsche 911 vai comemorar 50 anos desde o seu aparecimentro, surgiu a ideia enquanto porsche fans portugal, de organizarmos um evento em Portugal  dedicado a este momento especial. Desta forma este...